Emmanuel - Flávio Venturini e Milton Nascimento

19 de jul de 2011

Projeto:Viver em Família - Parentela Corporal e Parentela Espiritual


PARENTELA CORPORAL E PARENTELA ESPIRITUAL

Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo.
Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.
Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por  anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem  na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação. Não são os da consangüinidade os  verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais  prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de  pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue.
Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos  consangüíneos podem repelir-se, conforme se observa todos os dias: problema moral que só  o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências. (Cap. IV, nº 13.)
Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias  migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas  vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível,  dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, isto é, minha família pelos  laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é  meu irmão, minha irmã e minha mãe. http://www.cvdee.org.br





Seguidores

Google+ Followers

Países que nos visitam

Países que nos visitam

Recomendo este Blogger

Vídeos do Grupo Musical Cativar - GMC

Caros amigos, o Grupo Musical Cativar compartilha com vocês sua primeira postagem no youtube com a nova formação: Guitarra - Roberto, Contra-baixo - Amaro, Violão - Jeronimo, Percursões - Olavo e Robério e vocal - Lilia.
Espero que gostem e prestigiem, pois é cativante

Cantando o teu natal

O Homem integral

Passos na Areia