Emmanuel - Flávio Venturini e Milton Nascimento

3 de ago de 2011

Projeto:Viver em Família - Família Formação e Preparação


FAMÍLIA: FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO

        Para a configuração de uma família não é necessário apenas que se resida debaixo do mesmo teto, que se assine o mesmo sobrenome, se tenha propriedades em comum e parentesco consangüíneo. É preciso, acima de tudo, que haja respeito, carinho, consideração, amizade, afinidade de ideais e amor. 
     Nossas crianças vivem uma realidade um pouco diferente, em sua grande maioria. Incutir-lhes conceitos espíritas, fazendo com que essas crianças possam se tornar agentes transformadores da relação familiar.  É necessário que possamos evangelizar, para que estas crianças cresçam conhecendo os ensinamentos do Mestre Jesus. Se fazendo respeitar perante suas famílias. A mídia, infelizmente, desvaloriza muito a instituição família, começando pelo casamento, e ainda justifica isso como sendo o retratar a realidade. 
      Podemos ver isso claro nas novelas e minisséries televisivas, e também nos programas humorísticos e propagandas, que acabam tendo um impacto muito maior do que as primeiras citadas, pelo fato de serem engraçados. Esses exemplos acabam ficando gravados de maneira muito profunda na mente de nossos jovens, que acabam achando normal muitas atitudes de desvalorização dos companheiros e filhos. Para eficazmente anularmos essas idéias perniciosas, precisamos colocar bons exemplos que tenham um impacto maior, que atraiam mais as crianças, e que são muito pouco veiculados e valorizados de maneira geral pelas pessoas. O fato é que a família é um valor inestimável na vida de cada um de nós, graças à Providência Divina, está voltando a ocupar o verdadeiro lugar em nossas vidas. Nada mais justo, então, que nós encontremos, na Doutrina Espírita, as mais claras concepções sobre o papel e a importância da família em nossas vidas, principalmente nessa fase de transição do nosso planeta de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Só que, para haver renovação no planeta, é preciso haver renovação na família, começando pelas suas bases.
       O lar, no entanto, não pode ser configurado como a edificação material, capaz de oferecer segurança e paz aos que aí se resguardam. o lar são a renúncia e a dedicação, o silêncio e o zelo que se permitem àqueles que se vinculam pela eleição afetiva ou através do impositivo consanguíneo, decorrente da união.
      A família, em razão disso, é o grupo de espíritos, normalmente necessitados, desajustados, em compromisso inadiável para a reparação, graças à contingência reencarnatória. Assim, famílias espirituais frequentemente se reúnem na Terra em domicílios físicos diferentes, para as realizações nobilitantes com que sempre se viram à braços os construtores do mundo.    
      Retornam no mesmo grupo consanguíneo os espíritos afins, a cuja oportunidade às vezes preferem renunciar, de modo a concederem aos desafetos e rebeldes do passado o ensejo da necessária evolução, da qual fruirão após as renúncias às demoradas uniões no Mundo Espiritual....
      A família é mais do que o resultante genético...São os ideais, os sonhos, os anelos, as lutas e árduas tarefas, os sofrimentos e as aspirações, as tradições morais elevadas que se cimentam nos liames da concessão divina, no mesmo grupo doméstico onde medram as nobres expressões da elevação espiritual na Terra.
      Quando a família periclita, por esta ou aquela razão, sem dúvida a sociedade está a um passo do malogro...

Seguidores

Google+ Followers

Países que nos visitam

Países que nos visitam

Recomendo este Blogger

Vídeos do Grupo Musical Cativar - GMC

Caros amigos, o Grupo Musical Cativar compartilha com vocês sua primeira postagem no youtube com a nova formação: Guitarra - Roberto, Contra-baixo - Amaro, Violão - Jeronimo, Percursões - Olavo e Robério e vocal - Lilia.
Espero que gostem e prestigiem, pois é cativante

Cantando o teu natal

O Homem integral

Passos na Areia