Emmanuel - Flávio Venturini e Milton Nascimento

3 de jan. de 2012

Projeto: Viver em Família - Família como Agência Educadora por Excelência

FAMÍLIA COMO AGÊNCIA EDUCADORA POR EXCELÊNCIA

      Uma família completa pressupõe, necessariamente, mãe, pai e filho.
      A família – todos o reconhecem – é a célula orgânica do corpo social e o sustentáculo de sua perpetuidade.
      Por isso é que se diz, também, com muito acerto, que “a família é o berço da civilização de um povo.” Mas, para que possa exercer sua função de agência educadora por excelência, o instituto familiar precisa ter como infra-estrutura – o amor recíproco de seus membros; como cúpula – a solidariedade.
      Sem esse amor, os laços de sangue e o teto comum, características fundamentais da família, careceriam de solidez, impossibilidade a existência daqueles outros elementos de suma importância na edificação de um lar.
    A autenticidade consiste em mãe, pai e filho(s) conhecerem o exato papel de cada um na sociedade familial, dando-lhes correto desempenho, o que vale dizer: sem omitir-se, mas também sem invadir o terreno alheio.
    A assistência se traduz pelo interesse dos pais no sentido de organizar e preservar a vida doméstica, protegendo-a contra tudo o que possa perturbar ou destruir, o que lhes exigirá a presença no lar pelo maior tempo possível. Não aquela presença no lar pelo maior tempo possível. Não aquela presença só de corpo, que equivaleria a uma ausência virtual, mas principalmente presença de alma, para que possam dar aos filhos o carinho, a orientação e a cobertura moral de que necessitam.
    A harmonia resulta de diversos valores a serem cultivados pelos pais, como o amor, a autoridade, o bom entendimento, confiança e sinceridade recíprocas, sua capacidade de perdoar, esquecer e recomeçar, bem assim da auto-disciplina dos filhos que precisam ser orientados de modo a só desejarem e se permitirem o que podem ou fazer, num regime de absoluto respeito às pessoas, às coisas e aos direitos do próximo.
      A solidariedade, dos lares bem constituídos, pelo calor humano de seus integrantes, pelo compartilhamento de interesses, pelo recíproco pertencimento.

A vida em família – Rodolfo Calligaris


Um comentário:

  1. Cada indivíduo precisa ter consciência do seu papel na família, assim como sua responsabilidade para com cada membro. Criar um filho com toda a liberdade é um erro. As pessoas tem necessidade de limites para desenvolverem-se com saúde mental. Muita paz!

    ResponderExcluir


Seguidores

Países que nos visitam

Países que nos visitam

Recomendo este Blogger


Vídeos do Grupo Musical Cativar - GMC

Caros amigos, o Grupo Musical Cativar compartilha com vocês sua primeira postagem no youtube com a nova formação: Guitarra - Roberto, Contra-baixo - Amaro, Violão - Jeronimo, Percursões - Olavo e Robério e vocal - Lilia.
Espero que gostem e prestigiem, pois é cativante

Cantando o teu natal

O Homem integral

Passos na Areia