Emmanuel - Flávio Venturini e Milton Nascimento

18 de nov. de 2011

Projeto:Viver em Família - A Missão do Lar




       A MISSÃO DO LAR

            Todos já lemos senão ouvimos que o lar é a escola das almas, mas poucos meditamos no sentido profundo deste enunciado. Muitos reclamamos, por vezes, das lutas que surgem após o casamento e com a chegada dos filhos.
           O lar na Terra è ò grande núcleo de trabalho e aprendizado onde se encontram as almas que conviverão, buscando superar problemas, engrandecer afeições, reconciliar-se com adversários e instalar clima de fraternidade nos corações.
           Educar é a base da evolução, e, se nas escolas do mundo educamos nosso intelecto, no lar educamos nossos impulsos e sentimentos.
           Emmanuel afirma: "A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter".
         No lar se encontram - mais que corpos - almas trazendo sua programação espiritual na busca do aperfeiçoamento, onde afetos e desafetos, amigos e adversários começam a construir o edifício do entendimento, aprendendo a vencer divergências ou agravando-as, sob quedas de relaxamento e preguiça.

A ESCOLA INSTRUI, O LAR EDUCA

         Muitos ainda teimam em restringir a educação às escolas do mundo, com aulas enriquecendo os cérebros infantis de informações, sem ensinar o valor da paciência, da tolerância, da humildade, do amor, etc.
         Novamente Emmanuel conclui: "Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. E por esta razão que a Universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o Lar pode edificar o homem".
         As escolas cumprem uma parte importante da educação; no lar, entretanto, enxergamos a escola do coração, onde os pais se tornam professores de seus filhos, onde ambos exercitarão seu acervo moral, sendo convidados a desenvolver a união e o companheirismo.
         E aos pais, como professores, compete o esforço, a dedicação e o amor à tarefa de renovar e evangelizar o caráter de seus filhos, abraçando esse mister com a consciência da importância de tal missão.
Humberto de Campos é incisivo, ao dizer-nos que "ninguém pode substituir os pais na ESFERA EDUCATIVA DO CORAÇÃO"

ENCONTRO DAS ALMAS

          No ambiente doméstico, as almas se reencontram sob variados motivos (resgate, apoio, afeições, desafetos, missão, etc.) com a finalidade de estreitar os laços que as unem, pois neste ambiente de convivência contínua, interdependência, na condição de pais, filhos, irmãos aprendem a conjugar o verbo amar.
        Tendo em vista a condição moral de nosso planeta, a maioria das almas que se reúnem no mesmo círculo familiar são companheiros necessitados de se reajustarem no clima da fraternidade, gerando dificuldades no convívio e desaguando na imensidão das lutas que retomamos, na experiência com nossos familiares, velhos companheiros do passado.
"a aflição na equipe familiar reporta-se aos desafetos antigos".

LAR - FORNO PREPARADOR

          È no lar que Encontramos nele as lutas intensas, as experiências ricas, as bênçãos do afeto, a divergência de opiniões, as experiências marcantes que vão nos preparando para a vitória perante os compromissos assumidos. Aí melhoramos nossos impulsos, trabalhamos, vencemos as tentações, as alegrias nos estimulam e as dores nos corrigem.
        Quanto mais dificuldades, sinal de que, em existências passadas adquirimos encargos mais sérios para com os companheiros de jornada.
        Portanto as lutas são as aulas que recebemos, nos ensinando o caminho da construção de um mundo melhor.
        Carregamos para o mundo o reflexo daquilo que construímos em nosso relacionamento no lar, sendo ele o manancial e a inspiração de nossas atitudes a sociedade, de nossa personalidade e de nossas metas na existência.
        E somente neste palco de experiências é que trabalhamos profundamente nossos sentimentos, qualidades, tendências, aspirações. Neste ambiente é que os valores morais e espirituais são desenvolvidos e purificados, pois, por mais lições recebamos pelo "mundo afora", elas não terão a mesma atuação das recebidas no lar, primeira escola do espírito, ninho de amor dos pais pelos filhos, porto seguro de onde partimos para enfrentar o imenso mar de lutas, ora com o céu azul da alegria, ora com a tempestade das crises.
        Entendermos a importância da missão do lar é entender-mos nossos compromissos perante os espíritos que o formam.

Livro: Um desafio chamado Família

Um comentário:

  1. Sempre digo à minha filha q no lar o aprendizado é feito com amor e quando não nos empenhamos para adquirir o aprendizado no lar, a vida se incumbe de ensinar, mas aí é através do sofrimento.
    Ótimo texto. Concordo com as citações sobre o papel dos pais na educação dos filhos. Muita paz!

    ResponderExcluir


Seguidores

Países que nos visitam

Países que nos visitam

Recomendo este Blogger


Vídeos do Grupo Musical Cativar - GMC

Caros amigos, o Grupo Musical Cativar compartilha com vocês sua primeira postagem no youtube com a nova formação: Guitarra - Roberto, Contra-baixo - Amaro, Violão - Jeronimo, Percursões - Olavo e Robério e vocal - Lilia.
Espero que gostem e prestigiem, pois é cativante

Cantando o teu natal

O Homem integral

Passos na Areia